sábado, 16 de janeiro de 2021

O que é amor ao próximo?

 Olá, como vão?

Estamos aqui hoje para conversarmos brevemente sobre o amor ao próximo. Uma ação que deveria ser natural entre os homens, mas não o é. Ou, que muitas vezes, surgem equívocos nessa lição que Jesus nos deixou, enquanto encarnado.

Na questão 647, d'O Livro dos Espíritos, há seguinte resposta.

647. A lei de Deus se acha contida toda no preceito do amor ao próximo, ensinado por Jesus?

 “Certamente esse preceito encerra todos os deveres dos homens uns para com os outros. Cumpre, porém, se lhes mostre a aplicação que comporta, do contrário deixarão de cumpri-lo, como o fazem presentemente. Demais, a lei natural abrange todas as circunstâncias da vida e esse preceito compreende só uma parte da lei. Aos homens são necessárias regras precisas; os preceitos gerais e muito vagos deixam grande número de portas abertas à interpretação.”

Na questão apresentada, é feita a relação do amor ao próximo com a lição de Jesus, enquanto encarnado. Pois o mestre deixou a afirmação de que deveríamos nos amar como ele nos amou. Além de ter a relação com o velho testamento, em que devemos a amar o próximo como a nós mesmos. 

A resposta dos espíritos nos diz que Jesus ensinou não apenas uma lição de paz, mas o próprio ensinamento divino. Pois as leis de Deus prevêm o amor entre os homens. A grande questão é a intepretação desse ensinamento.

O que é amar, definitivamente, o próximo? Esse ensinamento vale para todas as pessoas do planeta? Qual é a recompensa desse amor incondicional?  

Amor é o sentimento mais puro e destituído de egoísmo, logo, é o objetivo dos espíritos em evoução. Aprender a amar é chegar à perfeição relativa (pois só Deus é a perfeição absoluta). Amar alguém (para o universo) não é esse sentimento egoísta que temos. Achamos que devemos amar apenas nossa família. Amor é um sentimento mais amplo na espiritualidade. Amar é respeitar, não desejar mal, orar para os outros, não atrapalhar, ajudar quando possível. Se não temos afinidade com alguém, não precisamos forçar uma amizade. Nossa responsabilidade com o amor universal é respeitar os outros.

Esse ensinamento deve ser aplicado a todos os espíritos do universo. Sejam eles conhecidos ou desconhecidos. Dessa forma, os espíritos encarnados devem viver em harmonia, sem prejudicar ninguém. Elevando seus pensamentos à espiritualidade, qualquer situação de dificuldade será amparada pelos protetores invisíveis. Não devemos alimentar desavenças nem pensamentos negativos. Se alguém comete alguma ação contra nós, devemos amar esse ser e emitir pensamentos de luz. Toda ação terrena gera uma reação na mesma proporção. 

A recompensa da alma que reage com amor a todas as situaçãoes é a sua progressão. Nosso objetivo é a alcançar a felicidade. O meio mais seguro para isso é a nossa evolução, pois com ela, as vicissitudes tornam-se cada vez menos incômodas. 

Portanto, amar o próximo é esse exercício de paciência, compreensão e respeito. Você não é obrigado a conviver com quem não tem afinidade. O que é ensinado pela espiritualidade é o respeito e a compreensão. Não perca tempo emanando pensamentos, troque a sintonia por pensamentos de luz. A sua evolução agradece.

Que a paz esteja com todos nós.

Obrigado pela visita e pelos comentários. 


sexta-feira, 1 de junho de 2018

Mensagem de Marco Prisco

Olá! Como vão?

Hoje há uma mensagem do espírito Marco Prisco.

Na faixa mental em que você atua, é natural que receba as mensagens com o mesmo teor vibratório como as envia. Quem aspira à elevação moral e espiritual, sintoniza com vibrações su- periores, que se fazem estímulos vigorosos, produzindo harmonia interior e renovação.

Da montanha, a visão da paisagem é mais ampla e o ar mais saudável. Quem se demora no pessimismo, acalentando insucessos, assimila ondas inferiores, que carreiam miasmas pestilenciais, fixando-os nos painéis da emoção, que geram desequilíbrios e enfemidades.

No vale, a faixa de liberdade é menor e o campo de ação mais abafado. Entregando-se a Deus - " a onda de comprimento nulo e de frequência infinita" - você se transfere psiquicamente, onde se realiza plenamente. Atormentando-se com dúvidas e paixões dissolventes, onde as distonias desa- lentam ou aceleram o ser, você tomba, mentalmente, nas demoradas faixas das sensações inferiores, nas quais se desarticula. O céu está ao seu alcance.

O inferno encontra-se a um passo de você. É questão de escolha... Quando você sorri com alegria, os seus equipamentos se descontraem. Quando você se encoleriza, todos os seus implementos recebem altas cargas vibratórias destrutivas. A felicidade começa no ato de desejá-la.

A desdita se inicia no instante em que você lhe dá guarida. Utilize bem o seu tempo, tudo fazendo para que o seu momento seguinte seja-lhe sempre mais promissor e agradável. O que não alcance agora, insistindo, conseguirá depois. Eleja, portanto, os ideais de engrandecimento humano e não se detenha nunca.

Pelo Médium Divaldo Franco

Que a paz de nosso mestre Jesus estejam com todos nós.

Obrigado pela visita e pelos comentários.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Prece de Gúbio

Nos momentos de dúvida, impaciência, falta de amor-próprio, desespero ou insegurança; a prece se torna mais do que indispensável para que os pensamentos voltem ao seu lugar e se possa sentir a energia positiva do universo para o tão desejado equilíbrio.

A prece que chega a ti por meio do nosso blog levará uma outra forma de enxergar as adversidades da vida. E veremos que todos nós temos muito para evoluir ainda. 

Boa prece! Paz interior!


"PRECE DO IRMÃO GÚBIO

Senhor Jesus, Nosso Divino Amigo... Há sempre quem peça pelos perseguidos, mas raros se lembram de auxiliar os perseguidores. Em toda parte, ouvimos rogativas em benefício dos que obedecem, entretanto, é difícil surpreendermos uma súplica em favor dos que administram. Há muitos que rogam pelos fracos para que sejam, a tempo, socorridos; no entanto, raríssimo coração implora concurso divino para os fortes, a fim de que sejam bem conduzidos.

Senhor, tua justiça não falha, conheces aquele que fere e aquele eu é ferido. Não julgas pelo padrão de nossos desejos caprichosos, porque o teu amor é perfeito e infinito... Nunca te inclinaste tão somente para os cegos, doentes e desalentados da sorte, porque amparas na hora justa, os que causam a cegueira,  e enfermidade e o desânimo... Se salvas, em verdade, as vítimas do mal, buscas, igualmente, os pecadores, os infiéis e os injustos.

Não menoscabaste a jactância dos doutores e conversaste amorosamente com eles no templo de Jerusalém. Não condenaste os afortunados e sim, abençoaste-lhes as obras úteis.
Em casa de Simão, o fariseu orgulhoso, não desprezaste a mulher transviada, ajudaste-a com fraternas mãos. Não desamparaste os malfeitores, aceitaste a companhia de dois ladrões, no dia da cruz.

Se Tu, Mestre, o Mensageiro Imaculado, assim procedeste na terra, quem somos nós, Espíritos endividados, para amaldiçoarmo-nos, aos outros? Acende em nós a claridade de um entendimento novo. Auxilia-nos a interpretar as dores do próximo por nossas próprias dores. Quando atormentados, faze-nos sentir as dificuldades daqueles que nos atormentam, para que saibamos vencer os obstáculos em teu nome. Misericordioso Amigo, não nos deixeis sem rumo, relegados à limitação dos nossos próprios sentimentos... 
Acrescenta a fé vacilante, descortina-nos as raízes comuns da vida, a fim de compreendermos finalmente, que somos irmãos uns dos outros. Ensina-nos que não existe outra lei, fora do sacrifício, que nos possa facilitar o anelado crescimento para os mundos divinos. Impele-nos à compreensão do drama redentor a que nos achamos vinculados. Ajuda-nos a converter o ódio em amor, porque não sabemos em nossa condição de inferioridade, senão transformar o amor em ódio, quando os teus designos se modificam, a nosso respeito. Temos o coração chagado e os pés feridos, na longa jornada, através das incompreensões que nos são próprias, e nossa mente, por isto, aspira ao clima da verdadeira paz, com a mesma aflição em que o viajor extenuado no deserto anseia por água pura. Senhor infunde-nos o dom de amparar-nos mutuamente. Beneficiaste os que não crerem em Ti, protegeste os que não compreenderam, ressurgiste para os discípulos que te não compreenderam e te fugiram, legaste o tesouro do conhecimento divino aos que te crucificaram e esqueceram... Por que razão, nós outros míseros vermes do lodo ante uma estrela celeste, quando comparados contigo, recearíamos estender dadivosas mãos aos que nos não entendam ainda? É para eles, Senhor para os que se encontram em densas sombras que te suplicamos a Benção.

Desata-os, Mestre da caridade e da compaixão, liberta-os para que se equilibrem e se reconheçam... Ajuda-os a se aprimorarem nas emoções do amor santificante olvidando as paixões inferiores para sempre. Possam eles sentir teu desvelado carinho.

Assim Seja."


Entre em contato conosco também pelo e-mail
espiritualidadeeprogressao@gmail.com

Nossa página no Facebook -https://www.facebook.com/espiritualidadeeprogressao

Um grande abraço fraterno!
QUE A LUZ ESTEJA COM VOCÊS!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Adversidades da vida


Muito do que sentimos e passamos está calcado na nossa atual existência e não em vidas passadas. No livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", consta que há aflições causadas pelas vidas passadas e aflições que causamos na vida presente.

Muitos de nós acreditam que grande parte do sofrimento atual é causado por erros de vidas anteriores, o que nem sempre é verdade.  Os erros do passado serão resgatados por meio de provas e expiações que o próprio espírito escolheu em conjunto com a equipe espiritual reencarnatória. Geralmente esse resgate surge em forma de doenças, perdas de pessoas próximas, dificuldades financeiras, dificuldade em progresso social ou problemas com relacionamentos afetivos.

Segundo Kardec, em seus estudos com os espíritos, diz que nosso sofrimento atual é uma resposta aos atos que temos nesta reencarnação. As doenças que adquirimos podem ser causadas por nossos hábitos destrutivos, as dificuldades financeiras surge por conta de nosso pouco empenho no âmbito do trabalho, temos uma vida amorosa infeliz por conta do nosso egoísmo e vaidade.

Para saber a causa do nosso sofrimento, temos de olhar para nós mesmos e perceber as falhas morais que estamos cometendo. Como já disse Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo". Dessa maneira, podemos buscar nossa felicidade terrena a partir do equilíbrio espiritual e a paz proporcionada por ele. Nunca estamos sozinhos. Basta concentrar-se e sentir a presença e orientações dos amigos espirituais a nos ajudar.

Boas vibrações de paz e amor!


Entre em contato conosco também pelo e-mail
espiritualidadeeprogressao@gmail.com

Nossa página no Facebook - https://www.facebook.com/espiritualidadeeprogressao

Um grande abraço fraterno!
QUE A LUZ ESTEJA COM VOCÊS!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Alma Gêmea

Já vimos em vários estudos sobre espiritualidade histórias sobre almas gêmeas bem como sua desmistificação. O que os estudos espiritualistas podem nos dizer acerca desse mito?

Considerando o universo como a grande sabedoria e que Deus seja o próprio universo, pois não sabemos o que é Deus; tudo no universo está sob a lei de causa e efeito. Nada fica sem resposta porque toda ação gera uma reação. A lei do amor também está sob essa égide.

A noção de amor varia de orbe para orbe, pois depende do grau de evolução de cada planeta, de cada povo, de cada espírito. Dessa feita, para nós do planeta Terra, o amor pode se configurar de acordo com nosso grau evolutivo. Embora tenhamos vários graus diferentes no orbe terreste, nosso limite é a visão que um planeta de provas e expiações possibilita: espíritos ainda dominados pela matéria. 

O amor não foge a essa dominação. Como falamos, há diferentes níveis de evolução na Terra, uns mais ligados à matéria, outros menos ligados. 

De qualquer maneira, o mito da alma gêmea pode existir em qualquer orbe. Isso se deve aos simples fato da história da alma gêmea se resumir ao que chamamos espíritos afins. São espíritos que possuem afinidade e apreço um pelo outro. A outra lei a qual estamos subjugados é a lei da atração por meio da sintonia. Sintonias afins se unem em quaisquer pontos do universo. Energias opostas se repelem ou nem se permitem identificar, dependendo do grau evolutivo do espírito.

Os espíritos possuem sua liberdade individual e podem escolher com quem convivem no plano espiritual como no material. Cada planeta possui suas especificidades e condições naturais para a reencarnação. Na Terra, por uma questão material ainda muito densa, necessitamos da relação sexual, período de gestação e trabalho de parto. O espírito passa anos até conseguir despertar sua consciência com a finalidade de ser responsável por si mesmo, dependendo ainda de um adulto.

A humanidade da Terra busca relações em que podem construir essa família por meio da reprodução material. 

Muitos espíritos afins no plano espiritual decidem firmar o compromisso de reencarnarem e formarem essa família. De acordo com seu grau evolutivo e com suas tendências, esse compromisso consegue ser efetivado ou não. Em alguns casos, fugimos dos nossos compromissos por conta das ilusões terrenas. O véu do esquecimento nos deixa às nossas boas intenções e retidão para com os propósitos divinos.

Todos esses preâmbulos para chegar no encontro dessas almas afins. Há os que dizem que quando dois espíritos devem se encontrar na Terra após se encarnarem, não há nada no universo que impeça esse encontro. Realmente há muitos mistérios entre o céu e a terra, e não fazemos ideia da complexidade universal. Contudo, toda história de amor apresenta suas peculiaridades e momentos que só aconteceu porque tinha de acontecer. Outros dizem que as relações são sempre de escolha do espírito e que o universo nada interfere; se são afins, ficarão juntos.

Dizemos aqui que tudo é possível. Não conhecemos todas as leis do universo. Contudo, sabemos que sempre há uma lógica e uma organização perfeita nas leis divinas. Os espíritos afins encarnam com a intenção de resgate ou missão, e parte desse planejamento é de se encontrarem e construirem família. A vida vai se organizar para apresentar um ao outro no plano terrestre. A decisão de ficarem juntos é de cada um dos espíritos. Quando esses são realmente afins e seu amor é de alma, eles ficarão juntos, mesmo que já tenham outro compromisso material na Terra, pois a força desse amor é maior do que tudo. A ligação é tão intensa que ficam felizes um ao lado do outro, tornando a relação harmoniosa e de paz. 

Em outros casos, não conseguem ficar juntos, pois algumas condições sociais os impedem e isso serve como teste para os dois espíritos que se amam. De qualquer maneira, um espírito reconhece o outro como seu afim. E sente todo bem estar por conta de sua sintonia que é além túmulo. 

Os mais poéticos dizem que, quando duas almas afins devem se encontrar, elas se encontrarão em qualquer lugar, até nos lugares mais improváveis. Quem encontrou almas afins em sua vida sabe do que estamos falando. Amigos que acabamos de conhecer e nos trazem sensações tão boas que sentimos conhecê-los de outras vidas. Quase sempre é verdade. E o amor de nossa vida encarnada pode ser um espírito que nos acompanha de outras encarnações ou a sintonia é tão próxima que nos afinamos por amor e carinho. Eis o mito das almas gêmeas.

Passamos a vida material buscamos essa alma afim para nos ajudar no progresso moral e intelectual. No grau de evolução da Terra, as provas e as expiações se tornam menos agressivas quando estamos entre amigos e pessoas que amamos com nosso coração. Desejamos a todos que possam ser felizes e que reconheçam seus amigos verdadeiros e, quem sabe, as almas afins que também procuravam por vocês. 

Entre em contato conosco também pelo e-mail
espiritualidadeeprogressao@gmail.com

Nossa página no Facebook - https://www.facebook.com/espiritualidadeeprogressao

Um grande abraço fraterno!

QUE A LUZ ESTEJA COM VOCÊS!

sábado, 31 de janeiro de 2015

Bem-vindos ao blog Espiritualidade e Progressão!


Nossa proposta é trazer assuntos espirituais de uma maneira abrangente sem que se foque em uma religião específica. Respeitamos todas as religiões e todas as crenças. Por esse motivo, não entraremos em assuntos polêmicos de credos ou posicionamentos religiosos.

Teremos como base a obra de Allan Kardec. Seus livros propiciaram uma visão sistematizada do mundo espiritual. E suas obras não se fecham em si mesmas, pois seus estudos são reflexivos e conversam com outras posturas espirituais. Dessa forma, adotamos uma visão espiritualista.


Contamos com a contribuição de todos os leitores para nos enviar suas dúvidas, sugestões e curiosidades. Também apresentaremos nossas discussões no Facebook e em vídeos, no Youtube.

Pelo Facebook, divulgaremos os textos novos no blog e os vídeos do Youtube.
No Youtube faremos vídeos em forma de perguntas e respostas dos leitores.
E pelo Blog, assuntos de interesses filosóficos e também responderemos as questões dos leitores.

Entre em contato conosco também pelo e-mail
espiritualidadeeprogressao@gmail.com

Nossa página no Facebook - https://www.facebook.com/espiritualidadeeprogressao
Nosso canal no youtube - https://www.youtube.com/channel/UC5QikQeLdgLsga6GARusaWQ

Um grande abraço fraterno!

QUE A LUZ ESTEJA COM VOCÊS!