Estamos aqui hoje para conversarmos brevemente sobre o amor ao próximo. Uma ação que deveria ser natural entre os homens, mas não o é. Ou, que muitas vezes, surgem equívocos nessa lição que Jesus nos deixou, enquanto encarnado.
Na questão 647, d'O Livro dos Espíritos, há seguinte resposta.
647. A lei de Deus se acha contida toda no preceito do amor ao próximo, ensinado por Jesus?
“Certamente esse preceito encerra todos os deveres dos homens uns para com os outros. Cumpre, porém, se lhes mostre a aplicação que comporta, do contrário deixarão de cumpri-lo, como o fazem presentemente. Demais, a lei natural abrange todas as circunstâncias da vida e esse preceito compreende só uma parte da lei. Aos homens são necessárias regras precisas; os preceitos gerais e muito vagos deixam grande número de portas abertas à interpretação.”
Na questão apresentada, é feita a relação do amor ao próximo com a lição de Jesus, enquanto encarnado. Pois o mestre deixou a afirmação de que deveríamos nos amar como ele nos amou. Além de ter a relação com o velho testamento, em que devemos a amar o próximo como a nós mesmos.
A resposta dos espíritos nos diz que Jesus ensinou não apenas uma lição de paz, mas o próprio ensinamento divino. Pois as leis de Deus prevêm o amor entre os homens. A grande questão é a intepretação desse ensinamento.
O que é amar, definitivamente, o próximo? Esse ensinamento vale para todas as pessoas do planeta? Qual é a recompensa desse amor incondicional?
Amor é o sentimento mais puro e destituído de egoísmo, logo, é o objetivo dos espíritos em evoução. Aprender a amar é chegar à perfeição relativa (pois só Deus é a perfeição absoluta). Amar alguém (para o universo) não é esse sentimento egoísta que temos. Achamos que devemos amar apenas nossa família. Amor é um sentimento mais amplo na espiritualidade. Amar é respeitar, não desejar mal, orar para os outros, não atrapalhar, ajudar quando possível. Se não temos afinidade com alguém, não precisamos forçar uma amizade. Nossa responsabilidade com o amor universal é respeitar os outros.
Esse ensinamento deve ser aplicado a todos os espíritos do universo. Sejam eles conhecidos ou desconhecidos. Dessa forma, os espíritos encarnados devem viver em harmonia, sem prejudicar ninguém. Elevando seus pensamentos à espiritualidade, qualquer situação de dificuldade será amparada pelos protetores invisíveis. Não devemos alimentar desavenças nem pensamentos negativos. Se alguém comete alguma ação contra nós, devemos amar esse ser e emitir pensamentos de luz. Toda ação terrena gera uma reação na mesma proporção.
A recompensa da alma que reage com amor a todas as situaçãoes é a sua progressão. Nosso objetivo é a alcançar a felicidade. O meio mais seguro para isso é a nossa evolução, pois com ela, as vicissitudes tornam-se cada vez menos incômodas.
Portanto, amar o próximo é esse exercício de paciência, compreensão e respeito. Você não é obrigado a conviver com quem não tem afinidade. O que é ensinado pela espiritualidade é o respeito e a compreensão. Não perca tempo emanando pensamentos, troque a sintonia por pensamentos de luz. A sua evolução agradece.
Que a paz esteja com todos nós.
Obrigado pela visita e pelos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário